Economia
Governo decide investigar fraudes no INSS, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que foi o governo quem tomou a iniciativa de apoiar a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As afirmações foram feitas durante uma entrevista com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira, 18.
“A iniciativa para apurar essas irregularidades partiu do governo. Mas por que demorou? A demora ocorreu porque quisemos levar a investigação a sério, sem fazer apenas um espetáculo. A Controladoria-Geral da União realizou uma investigação detalhada que durou cerca de dois anos, pois seria fácil lançar uma acusação sem ter um apurado suficiente”, explicou o presidente.
Lula continuou: “O processo foi demorado e fomos nós, do governo, que decidimos informar a população brasileira sobre esse problema.”
Sobre a CPMI, o presidente destacou: “Eu queria que o governo fosse responsável por convocar uma CPI, o que seria a primeira vez. No entanto, entendeu-se que não era apropriado que o governo fizesse isso, por isso a oposição assumiu a convocação. Mesmo assim, acreditava que, tendo sido nós que descobrimos essas denúncias de corrupção e fraude, deveríamos ter conduzido a CPI para esclarecer os fatos.”


Você precisa estar logado para postar um comentário Login