Notícias Recentes
Governo denuncia 5 deputados bolsonaristas por ocupação da mesa da Câmara
Os deputados alinhados ao governo na Câmara dos Deputados decidiram nesta quinta-feira, dia 7, apresentar uma queixa formal à Mesa Diretora contra cinco parlamentares bolsonaristas envolvidos na ocupação da cadeira do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
Estão sendo apontados por possível quebra de decoro parlamentar os deputados: Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (PL-RS), Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC). Eles pedem a suspensão temporária do mandato desses deputados por um período de seis meses.
Os pedidos foram assinados pelo PT, PSB e PSOL, representados por seus líderes: Lindbergh Farias (RJ), Pedro Campos (PE) e Talíria Petrone (RJ).
Essa ação paralela à análise das imagens da retomada da cadeira do presidente da Câmara evidencia que Marcos Pollon foi o deputado que estava sentado na cadeira de Motta quando o presidente entrou no plenário na noite anterior para retomar o controle. Van Hattem estava sentado ao seu lado, ambos resistiram a sair. Júlia Zanatta ocupou a cadeira de Motta embalando sua filha de quatro meses, saindo apenas quando Motta entrou. Zé Trovão bloqueava a escada para a mesa no momento da tentativa de passagem do presidente da Câmara. Já Paulo Bilynskyj também ocupou a mesa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Os governistas afirmam que a atitude dos bolsonaristas impediu outros parlamentares de se expressarem e interrompeu o funcionamento normal da Casa.
Destacam que o incidente caracteriza uma tentativa de desestabilizar a ordem institucional, ferindo a separação dos poderes e os princípios democráticos que sustentam o sistema representativo. O uso da força física por membros do Parlamento para tomar as funções da Mesa é uma prática perigosa e inaceitável em um Estado Democrático de Direito e por isso deve ser combatida severamente conforme as normas éticas e regimentais vigentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login