Notícias Recentes
Governo deve alcançar os mais necessitados, diz Lula em MG
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (11) que as políticas públicas do governo precisam chegar até as camadas mais pobres da população, independentemente de onde elas estejam. Ele participou da abertura da Caravana Federativa em Belo Horizonte, uma ação do governo federal voltada a fornecer serviços essenciais aos municípios.
“Devemos nos preocupar e combater as desigualdades”, afirmou o presidente. Lula explicou que a caravana tem por objetivo integrar os serviços dos entes federativos, destacando que os prefeitos devem garantir que as ações ocorram onde mais há necessidade.
“Temos estrutura para buscar as pessoas e cuidar delas, e é isso que estamos fazendo”, garantiu Lula.
O presidente ressaltou que as políticas públicas precisam ir até as pessoas e não o contrário. “Não podemos esperar que alguém sem acesso básico, como cuidados dentários, no Vale do Jequitinhonha ou no Vale do Mucuri, tenha que deixar sua casa para obter assistência”, argumentou.
Centro de radioterapia
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente no evento, enfatizou a importância da inauguração de um novo centro de radioterapia em Itabira (MG), que ampliará o tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade contou com investimento de R$ 13,9 milhões, entre obras e equipamentos, financiados pelo governo federal através do Novo PAC.
A estrutura possui aceleradores lineares e tecnologia avançada para tratamentos contra o câncer. Além disso, novos centros foram inaugurados em Goiânia, São Luís, Marília e Colatina, totalizando investimentos superiores a R$ 53,7 milhões.
O ministro também destacou a implantação de uma carreta equipada para realizar exames como tomografia, ultrassom, mamografia e biópsias, facilitando o acesso a diagnósticos na saúde da mulher, principalmente em áreas rurais e periferias.
Também foi anunciada a entrega de 32 novas unidades de saúde bucal móveis.
Política interministerial
No evento, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a caravana é uma ação integrada entre diferentes ministérios. “Governar o Brasil é um compromisso coletivo, independentemente de partido ou posição política”, disse.
Ações em Minas Gerais
Segundo o governo federal, a iniciativa oferecerá atendimentos e suporte técnico por meio de balcões de ministérios e órgãos federais, além de oficinas para capacitação de gestores municipais e estaduais. Haverá diálogos sobre programas estruturantes, participação feminina na política e ações para reparação ambiental na bacia do Rio Doce e litoral capixaba.
Desde 2023, a caravana já passou por estados como Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí e Pará.
Inclusão no orçamento
Lula destacou que, tradicionalmente, os mais pobres são invisibilizados nos orçamentos públicos, visto que a distribuição dos recursos segue padrões antigos. “Precisamos transformar essas regras para priorizar quem mais necessita”, afirmou.
Posicionamentos do presidente
No evento, o presidente também se manifestou sobre a tensão entre Venezuela e Estados Unidos, mencionando ter pedido ao presidente Donald Trump que evite conflitos na América Latina.
“Eu acredito mais no diálogo do que em confrontos armados”, enfatizou.
Lula voltou a condenar a violência contra mulheres e os feminicídios no Brasil. Segundo ele, para efetivamente combater o problema, é fundamental transformar a educação da população, já que apenas aumentar punições não resolve a questão.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login