Mundo
Governo dos EUA enfrenta pressão para resolver shutdown e debate sobre ICE
Mike Johnson, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, está enfrentando um período desafiador para aprovar um pacote de financiamento federal e encerrar o shutdown do governo que já está em andamento, enquanto cresce a discussão sobre as operações de fiscalização imigratória do governo Trump.
Johnson contou com o apoio do presidente Donald Trump para garantir o avanço da aprovação. O presidente Trump negociou com senadores a separação do financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) do pacote maior, após repercussão negativa causada por duas mortes por arma de fogo durante protestos em Minneapolis contra o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Conforme o plano aprovado no Senado, o DHS terá recursos temporários até 13 de fevereiro, estabelecendo um prazo para negociações futuras sobre possíveis limitações às atividades do ICE.
“O presidente está liderando a iniciativa”, afirmou Johnson à Fox News, destacando que Trump pretende “amenizar” a abordagem das operações de imigração. Um primeiro teste virá nesta segunda-feira, quando Johnson precisará obter o apoio da maioria dos republicanos em uma comissão, já que os democratas se recusaram a acelerar o processo.
Os democratas pedem por reformas mais rigorosas, como a identificação obrigatória de agentes, suspensão de patrulhas móveis e a exigência de mandados judiciais, além da implementação de câmeras corporais, cuja verba já está prevista. “O DHS necessita de uma reforma profunda”, declarou o líder democrata Hakeem Jeffries, segundo a Associated Press.
Os republicanos defendem o financiamento completo do DHS e pressionam para incluir medidas adicionais, como o SAVE Act, que requereria comprovação de cidadania para votar. Enquanto isso, o shutdown impacta várias agências federais. Serviços essenciais continuam funcionando, porém servidores podem ter seus salários afetados. Parlamentares alertam para possíveis implicações na agência de gerenciamento de emergências (FEMA).
Trump demonstrou vontade em resolver o impasse rapidamente. Johnson afirmou que há espaço para acordo em temas como o uso de câmeras corporais e o fim das patrulhas móveis, mas recusou a proposta de remoção do uso de máscaras pelos agentes. Democratas sustentam que as operações do ICE estão descontroladas e pedem também a saída da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login