Mundo
Governo dos EUA perto de paralisação; líderes vão à Casa Branca

Democratas e republicanos do Congresso dos EUA se reúnem nesta segunda-feira, 29, com o presidente Donald Trump na Casa Branca para tentar evitar o fechamento do governo. No entanto, ambas as partes mostram firmeza em suas posições.
Se o Congresso não aprovar e Trump não sancionar a lei de financiamento até a noite de terça-feira, órgãos federais em todo o país fecharão temporariamente. Funcionários considerados não essenciais serão colocados em licença sem salário, gerando impacto sobre os trabalhadores e a economia americana.
Antes do encontro, assessores da Casa Branca indicaram que o governo não planeja negociar. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente deseja manter o governo aberto e financiado, dando uma última chance aos democratas para serem razoáveis.
Os republicanos querem manter os gastos públicos nos níveis atuais e desafiam os democratas a rejeitar a proposta. Por outro lado, os democratas buscam incluir uma medida para estender benefícios na área da saúde.
O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que a reunião pode ser um começo, mas é necessário um diálogo sério para avançar. Ele destacou que é apenas o primeiro passo para uma negociação efetiva.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login