Conecte Conosco

Mundo

Governo dos EUA sofre paralisação por falta de acordo orçamentário

Publicado

em

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) entrou em uma paralisação financeira neste sábado (14), devido a desentendimentos entre os partidos Democrata e Republicano sobre as ações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) após dois incidentes fatais em Minneapolis.

Os democratas se recusam a aprovar novos fundos para o DHS até que ocorram mudanças significativas nas operações do ICE, órgão federal responsável pelas ofensivas anti-imigração do presidente republicano Donald Trump.

Nos próximos dias, milhares de trabalhadores serão colocados em licença sem salário, enquanto outros, considerados essenciais para as operações, continuarão trabalhando, mas sem remuneração até que o Congresso aprove um orçamento para o DHS, que inclui o ICE.

Donald Trump e os republicanos decidiram não controlar o ICE, afirmou o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, na sexta-feira. Por sua vez, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, indicou que motivos políticos estão na raiz da paralisação.

Apesar da paralisação, o ICE continuará operando utilizando fundos aprovados pelo Congresso no ano anterior.

Impactos e exigências

Segundo o senador democrata John Fetterman, a paralisação federal não afetará a aplicação das leis de imigração. Contudo, outras agências do DHS, como a FEMA, que oferece auxílio em desastres naturais, serão impactadas.

A Administração de Segurança de Transportes (TSA) alertou para possíveis atrasos e cancelamentos de voos caso a paralisação se prolongue.

Entre as condições dos democratas para aprovar um novo orçamento estão a redução do patrulhamento do ICE, a proibição do uso de balaclavas por agentes e a necessidade de mandado judicial para invasão de propriedades privadas.

A oposição ao ICE cresceu após as mortes recentes de Renee Good e Alex Pretti, baleados por agentes federais durante manifestações em Minneapolis.

O Senado dos EUA exige 60 votos para aprovar projetos orçamentários, e apesar da maioria republicana, é necessária cooperação com a oposição para aprovar o orçamento do DHS.

Negociações e impasse

A Casa Branca mostrou disposição para negociar, apresentando uma contraproposta na quarta-feira à noite. O líder republicano no Senado, John Thune, qualificou a proposta como séria, mas ressaltou que os democratas não conseguirão tudo o que desejam.

Porém, os democratas rejeitaram a oferta, sinalizando o fracasso momentâneo das negociações.

Jeffries criticou: “Os recursos públicos devem servir para melhorar a vida dos americanos, não para violentá-los ou tirá-la”.

Este é o terceiro bloqueio financeiro desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump, refletindo as contínuas tensões políticas sobre a gestão do DHS.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados