Conecte Conosco

Economia

Governo e Alepe buscam soluções para crise na cana-de-açúcar

Publicado

em

Na próxima quinta-feira (12), deputados estaduais e o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques, irão se reunir para planejar ações de combate à crise que atinge o setor da cana-de-açúcar na Zona da Mata. A pauta também inclui estratégias para enfrentar a escassez de alimentos para o gado nas regiões do Sertão e Agreste.

Esse encontro dá continuidade às discussões iniciadas em reunião dos produtores de cana com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), realizada na quarta-feira (11).

A crise no setor sucroalcooleiro afeta mais de 50 municípios da Zona da Mata devido a fatores climáticos e econômicos, bloqueando a compra de fertilizantes pelos produtores. Já no Sertão e Agreste, a seca prejudica os criadores de caprinos e bovinos, causando escassez de alimento para os animais.

Uma das soluções sugeridas pelo governo estadual é a compra de fertilizantes e do bagaço de cana, usado para alimentar os animais, por meio do programa Terra Plantar, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Contudo, para garantir essa ajuda emergencial, é necessário que um projeto que altera a Lei Orçamentária Anual (LOA), enviado pela governadora Raquel Lyra (PSD) à Alepe, seja aprovado. Até o momento, o projeto não foi votado.

Detalhes da reunião

Gregório Maranhão, consultor da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), comentou que a reunião na Assembleia permitiu que todos os envolvidos apresentassem em detalhes os desafios enfrentados pela região.

“O presidente Álvaro Porto compreendeu as dificuldades e comprometeu-se a mobilizar a Assembleia para ajudar a amenizar o grave momento do setor. Saímos da reunião muito esperançosos, satisfeitos e gratos pelo atendimento recebido”, destacou.

Os produtores continuam atentos às próximas decisões governamentais.

“Ao final do encontro de quinta, teremos uma atualização sobre os próximos passos, com a expectativa de que, logo após o Carnaval, a questão esteja resolvida”, afirmou.

Urgência nas ações

Para o deputado Álvaro Porto, a reunião foi antecipada devido à urgência do problema.

“Estamos cientes das dificuldades causadas pela seca, da queda no preço da tonelada da cana e das consequências das tarifas americanas sobre o açúcar. O setor, vital para Pernambuco por gerar divisas, empregos e movimentar uma cadeia produtiva relevante, precisa urgentemente de medidas eficazes para superar essa crise”, disse ele. O setor emprega mais de 70 mil pessoas diretamente e cerca de 200 mil indiretamente em mais de 60 municípios.

Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, destacou que os poderes Executivo e Legislativo têm mostrado sensibilidade com a situação.

“A governadora também reafirmou o compromisso de doar fertilizantes para os 10 mil produtores afetados, ajudando a minimizar os prejuízos e evitar que a crise na próxima safra se agrave devido à falta de insumos, o que impactaria a produção de etanol e açúcar, além de milhares de empregos.”

Participantes

Além de Álvaro Porto, estiveram presentes os deputados Antônio Moraes (PP), Luciano Duque (SD), France Hacker (PSB), Jarbas Vasconcelos Filho (MDB) e Henrique Queiroz Filho (PP). Também participaram o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmares, Givanildo Marques, o superintendente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Marcelo Guerra, e o vice-presidente da AFCP, Paulo Giovanni.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados