Conecte Conosco

Economia

Governo envia projeto do Orçamento de 2025 nesta sexta (30)

Publicado

em

Proposta deve trazer previsão do valor do salário mínimo e estimativa de receita do próximo ano

O governo federal deve encaminhar nesta sexta-feira (30) o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 ao Congresso Nacional. De acordo com a Constituição, o texto deve ser obrigatoriamente enviado ao Legislativo até 31 de agosto.

O PLOA prevê as receitas e fixa as despesas para o ano seguinte, determinando a quantia que será aplicada em cada área do governo, como programas sociais e a previsão do salário mínimo.

Além disso, o projeto prevê a arrecadação do governo com tributos e demais fontes de recursos, e define metas de política fiscal.

O texto faz parte do pacote de leis orçamentárias enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional anualmente. Para que o Orçamento seja aprovado, as Casas Legislativas precisam antes analisar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que foi enviado pelo governo em abril deste ano.

A peça define as prioridades que vão direcionar o Orçamento, mas ainda não foi votada. O atraso foi motivado pela discussão sobre as regras para pagamento de emendas parlamentares. O tema é negociado entre os Três Poderes.

Para 2025, o governo propôs uma meta de déficit zero — diferente da estipulada pelo arcabouço fiscal em 2023, que previa um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem.

Neste ano, a elaboração do Orçamento ocorre em meio à contenção de gastos do governo federal para cumprir as metas definidas pelo arcabouço fiscal. Em julho, a equipe econômica determinou congelamento de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024.

Votações

Todas as peças orçamentárias enviadas pelo governo ao Congresso precisam ser analisadas pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). O relator do PLDO é o senador Confúcio Moura (MDB-RO), que previa a votação do texto até o fim de agosto.

No entanto, após o impasse sobre emendas, o presidente do colegiado, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), suspendeu a leitura do parecer preliminar do PLDO até que a negociação seja finalizada.

O impasse também afeta a votação do Orçamento, que tem relatoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA). Após a votação dos projetos na CMO, os textos precisam ser analisados em sessão conjunta do Congresso Nacional.

CNN

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados