Conecte Conosco

Economia

Governo fará leilão para reserva de energia em breve

Publicado

em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira, 14, que nas próximas semanas será iniciado o processo para realizar um leilão de reserva de capacidade. Ele se refere à publicação da portaria e aos trâmites regulatórios necessários que antecedem o evento, previsto para março de 2026 em duas fases.

O governo federal planeja incluir produtos termoelétricos movidos a gás natural, carvão e óleo, além da contratação de hidrelétricas, conforme divulgou o Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado. O item de biocombustível foi retirado em relação à previsão inicial. Nesse leilão, as usinas são contratadas antecipadamente para garantir a disponibilidade de potência nos anos seguintes, motivo pelo qual se chama “reserva de capacidade”.

Este mecanismo oferece maior segurança ao planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), porque as usinas contratadas devem possuir flexibilidade operacional. Isso significa que precisam estar aptas a responder com rapidez às demandas do sistema.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados