Economia
Governo foca bem-estar da maioria, diz Rui Costa
Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou nesta quarta-feira (17) que a agenda econômica e social do governo se concentrou em beneficiar a maioria da população brasileira. Em reunião interministerial de 2025, ele destacou que, nos últimos três anos, o governo trabalhou para diminuir as desigualdades.
“Na segunda fase do governo, ficou claro o nosso compromisso com o povo brasileiro, promovendo inclusão, redução de custos e diminuição de impostos para a maioria da população”, declarou em comunicado oficial do governo federal.
Entre as conquistas desse ano, Rui Costa destacou a aprovação da medida que eliminou o Imposto de Renda para mais de 15 milhões de brasileiros com renda até R$ 5 mil. Além disso, ressaltou que a renda per capita do país teve um aumento de quase 4,9%, enquanto entre os mais pobres esse crescimento foi de 13,2%.
“Quase nove milhões de brasileiros deixaram a pobreza, e mais 13 milhões saíram da extrema pobreza entre 2022 e 2024”, exemplificou Rui Costa.
Queda histórica no desemprego
Outro motivo para otimismo é a redução significativa do desemprego no país. “A taxa de 5,4% é a menor desde o início da pesquisa oficial, um recorde histórico no número de pessoas empregadas no Brasil”, disse o ministro.
A soma de trabalhadores formais e informais chegou a quase 103 milhões em outubro. “Estamos celebrando também a maior massa salarial da história do país, com um aumento real nos salários que varia entre 23% e 25%”, completou.
Como benefício econômico adicional, o programa Luz do Povo isenta cerca de 60 milhões de brasileiros, cadastrados no Bolsa Família e consumidores de até 80 kWh, de pagar pela eletricidade. Em janeiro, será lançado um novo benefício para 18 milhões de brasileiros que ganham entre meio e um salário mínimo por pessoa, que também terão desconto na conta de luz.
Outros programas mencionados foram o Gás do Povo, previsto para atingir mais de 15 milhões de famílias até março, e a CNH Social, que facilita o acesso à carteira de motorista.
Avanços em educação, saúde e moradia
No âmbito social, Rui Costa citou o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por atendimento especializado na saúde.
Na educação, o programa Pé-de-Meia já beneficia quase seis milhões de jovens, oferecendo R$ 3 mil durante os três anos do ensino médio.
Sobre habitação, foi destacada a retomada do Minha Casa, Minha Vida em 2023. A meta de duas milhões de moradias contratadas para quatro anos foi alcançada neste mês. O programa abrange 4.764 cidades e já entregou as chaves para 1,7 milhão de famílias. O objetivo é alcançar três milhões de moradias até o próximo ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login