Conecte Conosco

Economia

Governo planeja auxílio pontual para empresas afetadas por tarifas dos EUA

Publicado

em

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira que o governo está avaliando a necessidade de oferecer suporte às empresas brasileiras prejudicadas pela tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, essas ações seriam específicas, direcionadas e com o menor custo fiscal possível.

“Além de analisar o histórico da relação econômica entre Brasil e EUA, que indica falta de base econômica para essa medida, estamos considerando a necessidade de ajudar as empresas brasileiras que forem afetadas, com intervenções pontuais e de baixo impacto”, comentou durante uma entrevista sobre a liberação de R$ 20 bilhões em recursos anteriormente bloqueados no Orçamento deste ano.

Dario Durigan destacou que o governo trabalha para reverter essa taxação, prevista para começar em 1º de agosto. Por isso, ainda é necessário esperar para avaliar os possíveis efeitos da tarifa na economia brasileira, na inflação e em outros indicadores econômicos.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também está formulando medidas para apoiar empresas brasileiras que possam ser prejudicadas pela tarifa americana.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou em uma entrevista recente a possibilidade da criação de um “plano de contingência”, que pode incluir a abertura de linhas emergenciais de crédito, segundo assessores presidenciais.

Segundo o governo, é fundamental garantir financiamento emergencial para setores que enfrentarem maior impacto pelas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A expectativa é que redirecionar toda a exportação ou inserir esses produtos no mercado interno seja desafiador devido ao volume afetado.

Está em análise também a criação de um fundo especial destinado às empresas afetadas pela crise. Esse fundo seria constituído por um crédito extraordinário, fora das normas fiscais, funcionando como suporte para operações de crédito e auxiliando na redução das taxas de juros.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados