Conecte Conosco

Economia

Governo precisa agir no fiscal para reduzir dependência da Selic

Publicado

em

Gustavo Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, afirmou nesta sexta-feira, 19, que o governo deve focar na questão fiscal para diminuir a dependência da política monetária no controle da inflação.

“Precisamos agir do nosso lado, na área fiscal, para reduzir o impacto na economia e depender menos da taxa Selic para controlar a inflação”, explicou durante um seminário sobre política industrial promovido pela ABDI.

Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano. No comunicado, o órgão destacou que avalia se essa taxa é suficiente para garantir que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) converja para a meta, desde que se mantenha por tempo prolongado.

Guimarães comentou que o crescimento econômico do Brasil tem superado expectativas, apresentando alta diversificada em vários setores. As constantes surpresas positivas nos dados do PIB indicam um fortalecimento estrutural da economia.

Ele destacou a melhora na estimativa do crescimento potencial do PIB, atualmente entre 2% e 3%, contra estimativas anteriores de cerca de 1%.

“Realizamos várias mudanças e acredito que elas são responsáveis por essa evolução do potencial econômico”, comentou Guimarães, mencionando como exemplo o Pix.

Além disso, o índice que mede a soma do desemprego e da inflação, conhecido como índice de miséria, está atualmente em seus níveis mais baixos, refletindo uma melhora significativa nas condições econômicas do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados