Mundo
Governo questiona validade das eleições em Honduras
O partido governista Livre declarou no domingo (7) que não aceita os resultados das eleições presidenciais em Honduras, alegando que houve “interferência” dos Estados Unidos. A apuração dos votos estava suspensa pelo segundo dia seguido.
Na contagem lenta dos votos, o empresário conservador Nasry Asfura, de 67 anos, apoiado pelo ex-presidente americano Donald Trump, possui uma leve vantagem sobre o apresentador de TV Salvador Nasralla, de 72 anos, do Partido Liberal (PL).
A candidata do partido Livre, Rixi Moncada, ocupa a terceira colocação, distante dos dois primeiros.
O partido governista afirmou em comunicado que não aceita o pleito por considerar que houve “pressão” e “coação” vindas do ex-presidente Trump e da elite local.
O Livre solicitou anulação total das eleições e anunciou que pedirá investigação sobre supostos atos de terrorismo eleitoral relacionados ao sistema de transmissão dos resultados.
Além disso, o partido convocou manifestações e exortou os servidores públicos a não colaborarem com a transição do governo. A presidente do país, Xiomara Castro, ainda não se manifestou sobre a posição do seu partido.
Marlon Ochoa, integrante do Livre e membro do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), afirmou que várias irregularidades causam a falta de atualização dos dados.
“Mais de 5.000 atas de votação transmitidas no dia da eleição aparecem no sistema com resultado zerado”, declarou Ochoa.
O CNE conta com representantes dos três principais partidos de Honduras.
Nasralla criticou a paralisação dizendo que o CNE está agindo de forma irresponsável e deixando a população em incerteza. Ele acusou os corruptos de interromperem a contagem dos votos.
Uma empresa colombiana responsável pela divulgação dos resultados é apontada pela demora, e Nasralla afirmou que eles precisam prestar esclarecimentos.
Na última atualização do CNE, com 88,6% das atas apuradas, Asfura, do Partido Nacional (PN, conservador), tem 40,19% dos votos, enquanto Nasralla possui 39,49%. A candidata do Livre, Rixi Moncada, soma 19,30% dos votos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login