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Governo reduz R$ 222 mi com propaganda em jornais, mas internet cresce
Executivo federal segue tendência do mercado e investe cada vez menos em mídias tradicionais. Meio digital já é o segundo a receber mais verbas publicitárias estatais
Os gastos do governo federal com propaganda passaram a seguir uma tendência mundial. O aporte de verbas para os meios digitais cresceu enquanto jornais, revistas e TVs foram atingidos com uma queda vertiginosa dos investimentos oficiais.
De modo geral, as despesas do Executivo com propaganda em 2015 sofreram retração de 24,1% na comparação com o ano anterior. O valor caiu de R$ 2,456 bilhões, em 2014, para R$ 1,864 bilhão em 2015. É a maior queda da história desde 2000, quando a estatística começou a ser coletada. As informações foram publicadas no blog do jornalista Fernando Rodrigues.
A mídia tradicional — TVs, jornais e revistas — foi a que mais sofreu retração. O único meio de comunicação que cresceu foi a internet. Em 2000, por exemplo, o governo federal gastou R$ 311,7 milhões com jornais impressos e R$ 19,6 milhões com sites. Em 2015, as despesas foram de R$ 89 milhões e R$ 233,9 milhões, respectivamente.
Ainda segundo os dados apresentados por Rodrigues, o meio digital já é o segundo que mais recebe verbas publicitárias do governo federal, e fica atrás apenas das TVs. Os veículos de internet receberam, juntos, mais dinheiro de publicidade estatal do que jornais e revistas somados (R$ 155,5 milhões). Com exceção de 2015, que apresenta os valores nominais, todas as demais cifras foram atualizadas de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M/FGV).
Confira as tabelas com os valores nestes links:
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