Economia
Governo vai acabar com déficit em 2025 e ter superávit em 2026

Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, afirmou nesta quarta-feira, 22, que o governo cumprirá a meta fiscal deste ano, que é zerar o déficit primário, e ressaltou o compromisso de alcançar superávit primário em 2026.
“Cumprimos a meta de zerar o déficit no ano passado e manteremos isso neste ano”, afirmou Durigan. “Gostaríamos de fazer mais, mas a decisão final é do ministro Fernando Haddad, conforme a democracia. Em 2026, projetamos o primeiro superávit do país em muitos anos.” No entanto, o governo obteve superávit primário de R$ 59,7 bilhões em 2022.
A meta para o próximo ano é alcançar um superávit primário de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), com uma margem de tolerância de 0,25 ponto para cima ou para baixo, seguindo o novo arcabouço fiscal. Segundo Durigan, a equipe econômica busca o melhor desempenho fiscal da última década.
Durigan destacou que o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será marcado pela menor inflação acumulada em quatro anos da Nova República, repetindo afirmações do ministro Haddad. Ele também ressaltou que uma prioridade é combater a desigualdade e a pobreza.
Além disso, mencionou iniciativas ambientais do governo, como o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF) e o EcoInvest, ambos a serem lançados na COP30, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login