Conecte Conosco

Economia

Governo vai ampliar trecho da ferrovia Transnordestina em Pernambuco

Publicado

em

Renan Filho, ministro dos Transportes, anunciou que na sexta-feira (31) será publicado o edital para reincluir na ferrovia Transnordestina o trecho que conecta Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco.

Este trecho havia sido retirado do projeto pelo governo anterior. A retomada da obra até Suape foi divulgada nesta quarta-feira (29), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“A boa notícia é que o presidente Lula decidiu manter Pernambuco como parte essencial do desenvolvimento ferroviário do Nordeste, reincluindo o trecho que vai de Salgueiro a Suape”, declarou o ministro.

Sobre a Transnordestina

A ferrovia Transnordestina é um dos grandes projetos estruturantes do governo federal para a região, com extensão superior a 1,2 mil quilômetros e investimento de cerca de R$ 15 bilhões.

O projeto ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE), atravessando 53 municípios. A previsão é iniciar operações em 2025 no trecho de 580 quilômetros entre o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), passando também pelo interior de Pernambuco.

Renan Filho destacou: “A Transnordestina está avançando rapidamente no Ceará e no Piauí, onde 5 mil trabalhadores atuam nas obras. Na sexta-feira, publicaremos o edital para o trecho Salgueiro-Porto de Suape.”

Pontos de apoio para caminhoneiros

No programa Bom Dia, Ministro, o ministro também comentou sobre a ampliação do número de pontos de parada e descanso para caminhoneiros, planejando alcançar 50 locais seguros para alimentação, banho e repouso até o final do governo do presidente Lula.

“Antes, o Brasil não dispunha desses pontos. Já entregamos oito e queremos chegar a 50. Nessas áreas, os caminhoneiros poderão parar sem custo, o que é um alívio, já que atualmente muitos precisam pagar caro para pernoitar em postos de combustíveis”, explicou, ressaltando a importância dessas melhorias para os profissionais da estrada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados