Conecte Conosco

Mundo

Governo vai criar decreto para regulamentar reciprocidade

Publicado

em

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste domingo (13) que esta semana será dedicada à elaboração de um decreto que regulamentará a reciprocidade econômica. O objetivo é ter instrumentos para responder à tarifa de 50% aplicada aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Nesta semana, teremos reuniões com o ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin. Participarão do grupo de trabalho a Casa Civil, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), a SRI (Secretaria de Relações Institucionais) e a Fazenda, sob coordenação de Alckmin. Durante a semana, faremos o decreto de regulamentação da reciprocidade e planejaremos as ações até o dia 1º de agosto”, explicou o ministro.

Em um evento de entrega de 260 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida em Salvador, Rui Costa sugeriu que a tarifa pode nem ser implementada em agosto.

“Caso a tarifa seja realmente aplicada, já que o presidente norte-americano alterou sua posição diversas vezes, tomaremos diversas providências para proteger a economia, o mercado de trabalho e as atividades econômicas de nosso país”, declarou.

Para Rui Costa, a decisão do presidente Trump é absurda e surpreendente.

“Ao tomarmos conhecimento da notícia, parecia inacreditável. Foi necessário confirmar com a Embaixada se isso era mesmo verdade. Nunca antes na história da diplomacia internacional houve algo semelhante, especialmente com o envio de uma carta por meio de redes sociais. A carta oficial ainda não chegou fisicamente, muito menos houve algum tipo de chantagem a uma nação”, acrescentou o ministro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados