Economia
Governo vai criar decreto para responder à tarifa dos EUA, afirma Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou neste domingo (13) que o governo federal vai dedicar esta semana para elaborar um decreto que regula a reciprocidade econômica. O objetivo é ter instrumentos para reagir à tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
“Vamos trabalhar intensamente nesta semana, com reuniões que contarão com a participação do ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin. A Casa Civil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e a Fazenda farão parte desse grupo de trabalho coordenado por Alckmin. Pretendemos finalizar o decreto de regulamentação da reciprocidade e definir as medidas necessárias até o dia 1º de agosto”, explicou o ministro.
Em contato com a imprensa, após participar da entrega de 260 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em Salvador, Rui Costa levantou a possibilidade de que a tarifa possa nem ser aplicada em agosto.
“Se a tarifa realmente for implementada — lembrando que o presidente já mudou de posicionamento algumas vezes —, adotaremos diversas ações para resguardar a economia, o emprego e as atividades produtivas do país”, ressaltou.
O ministro qualificou a decisão de Trump como “absurda e quase inacreditável”.
“Ao tomarmos conhecimento da notícia, inicialmente ninguém acreditou. Foi necessário confirmar a informação junto à Embaixada para ter certeza de sua veracidade. Nunca antes na história da diplomacia internacional houve situação semelhante, muito menos enviando cartas oficiais por meio de redes sociais. Até o momento, a correspondência física ainda não chegou. Menos ainda fazer chantagens a uma nação soberana”, afirmou Rui Costa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login