Conecte Conosco

Mundo

Grammy 2026: Entenda o processo de votação do prêmio musical

Publicado

em

A Recording Academy divulgará os indicados ao Grammy Awards de 2026 nesta sexta-feira (7) às 13h. Esta é uma ótima oportunidade para entender como a instituição decide os vencedores. Quem escolhe os indicados? Quem vota? Qualquer pessoa pode sugerir lançamentos para o Grammy? Aqui está a explicação de como funciona o Grammy.

Como funciona a votação do Grammy?

Membros da Recording Academy e gravadoras submetem artistas em determinadas categorias, que são avaliadas quanto à elegibilidade. Atualmente, existem 95 categorias no Grammy Awards.

Após a triagem das submissões, os membros votantes ajudam a escolher os indicados finais – geralmente no outono do hemisfério norte (segundo semestre) – por meio de um painel. Eles só podem votar em músicas que foram submetidas e verificadas.

Uma vez definidos e anunciados os indicados em novembro, acontece a votação final, que nesta edição vai de 12 de dezembro a 5 de janeiro. Os ganhadores são anunciados ao vivo na cerimônia de premiação, em fevereiro.

Os membros votantes não votam em todas as 95 categorias. Eles podem votar em até 10 categorias em três campos musicais, além das seis categorias gerais: Gravação do Ano, Álbum do Ano, Música do Ano, Produtor Não Clássico do Ano, Compositor Não Clássico do Ano e Artista Revelação. Isso permite que os especialistas foquem em áreas de sua expertise.

Como se torna um membro votante?

Existem três tipos de filiação na Recording Academy: Grammy U, Membros Profissionais e Membros Votantes. Os membros votantes incluem artistas, compositores, produtores, engenheiros, instrumentistas, entre outros. Estes são os responsáveis por escolher os vencedores do Grammy anualmente. Para isso, precisam comprovar uma carreira na música, apresentar recomendações e créditos verificáveis.

Mas há exceções: vencedores ou indicados do Grammy do ano atual não precisam de recomendações. Indicações nos últimos cinco anos dispensam a comprovação de créditos.

O que determina a elegibilidade ao Grammy?

As inscrições devem seguir as regras específicas de cada categoria. Todas as orientações estão no site oficial do Grammy. Em 2026, algumas categorias foram alteradas: Melhor Álbum Country foi dividida em Melhor Álbum Country Contemporâneo e Melhor Álbum Country Tradicional. As categorias Melhor Pacote de Gravação e Melhor Pacote de Edição Especial foram unificadas, e a Melhor Capa de Álbum virou categoria separada.

Além disso, gravações e videoclipes devem ter sido lançados entre 31 de agosto de 2024 e 30 de agosto de 2025.

Como um músico se qualifica para Artista Revelação?

A categoria Artista Revelação está sempre se adaptando para refletir o cenário musical atual, pois a fama se torna cada vez mais complexa de classificar. Atualmente, indicações dependem de um comitê que avalia se o artista alcançou um destaque significativo.

Artistas elegíveis devem ter lançado pelo menos cinco singles ou um álbum, sem limite máximo. Por exemplo, Sabrina Carpenter concorreu em 2025 nesta categoria em seu sexto álbum.

Em 2026, a categoria foi ampliada para incluir artistas que participaram de indicações anteriores ao Álbum do Ano, desde que tenham menos de 20% das músicas do álbum.

Quando será o Grammy 2026?

O evento ocorrerá no dia 1º de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados