Notícias Recentes
Grande ação contra o PCC mira 65 locais na Faria Lima

Uma grande ação foi iniciada nesta quinta-feira (28/8) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), focando pelo menos 65 locais na avenida Brigadeiro Faria Lima e arredores, uma área reconhecida como o maior polo financeiro do Brasil.
A operação envolveu mandados de busca e apreensão em fundos de investimentos, corretoras e outras empresas ligadas ao mercado financeiro, além de escritórios distribuídos em onze endereços diferentes dentro da região que inclui a Faria Lima, a avenida Rebouças e o Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.
Dentre os alvos mais visados, destacam-se fundos de investimento sob a gestão de grupos como Reag, Altinvest, Trustee e Banvox.
A investigação aponta para um esquema bilionário de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, com a participação do Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo o MPSP, o crime organizado controlava toda a cadeia no setor de combustíveis, abrangendo importação, produção, distribuição e venda ao consumidor final.
Para ocultar o patrimônio, os grupos criminosos utilizavam fintechs e fundos de investimentos, ligando essas fraudes diretamente à região da Faria Lima.
De acordo com a Receita Federal, o ponto central da organização criminosa era proteger o patrimônio dos envolvidos usando fintechs, que são empresas que oferecem serviços financeiros digitais com uso de tecnologia. Criavam uma camada dupla de ocultação do patrimônio ao controlar várias instituições de pagamento menores.
Abaixo estão os endereços e as empresas alvo da operação na região:
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 – TRUSTEE DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA, BANVOX DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA, BANVOX HOLDING FINANCEIRA S.A., entre outros fundos de investimento.
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 2369 – REAG TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS VALORES MOBILIÁRIOS S.A, REAG HIGH YIELD FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITORIOS, entre outros.
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477 – PIX CARD SERVICOS TECNOLOGICOS E FINANCEIROS LTDA e outros fundos da região.
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 2277 – REAG TRUST ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA, WALTER MARTINS FERREIRA III (escritório), JOÃO CARLOS FALBO MANSUR (escritório), e outros.
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – INSIGHT PARTICIPACOES S.A., SM SERVICOS EMPRESARIAIS LTDA.
- Rua Joaquim Floriano, 95 – BLUE STAR LOCACAO DE EQUIPAMENTOS S/A, SÉRGIO LUIZ FREITAS DA SILVA (escritório).
- Rua Joaquim Floriano, 100 – Vários fundos de investimento e a empresa ALTINVEST GESTAO E ADMINISTRACAO DE RECURSOS DE TERCEIROS LTDA.
- Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2345 – REAG SPECIALTY FINANCE LTDA, REAG JUS GESTAO DE ATIVOS JUDICIAIS LTDA.
- Rua Fiandeiras, 306 – GREEN BAY PARTICIPACOES LTDA, FORT WORTH LL PARTICIPACOES LTDA.
- Rua Gomes de Carvalho, 1069 – STRONGHOLD INFRA INVESTIMENTS S.A.
- Av. Nove de Julho, 5955 – LEGA SERVICOS ADMINISTRATIVOS S/A.
Essas diligências buscam desarticular completamente esse esquema que movimentava altas quantias de dinheiro por meio do mercado financeiro, utilizando a sofisticada rede de fintechs e fundos para esconder os rastros do crime organizado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login