Brasil
Grande apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em alto mar
A Polícia Federal junto com autoridades do Reino Unido e dos Estados Unidos, em cooperação com a Marinha francesa, conseguiram apreender cerca de 1,3 tonelada de cocaína em alto mar.
O fato aconteceu no domingo (1º), em área marítima além da costa do Brasil.
A operação envolveu participação de agências internacionais especializadas no combate ao tráfico de drogas internacionais, como a agência britânica National Crime Agency (NCA) e a Drug Enforcement Administration (DEA) dos EUA.
Segundo informações da Embaixada da França no Brasil, a fragata francesa confiscou um total de 1.375 kg da substância ilícita. O valor da carga foi avaliado em aproximadamente 41 milhões de euros, que corresponde a cerca de R$ 253 milhões conforme a cotação atual.
Em comunicado, a Polícia Federal explicou que a ação foi baseada em dados operacionais compartilhados em janeiro de 2026, que indicavam o uso de rotas oceânicas para o transporte ilegal de drogas por organizações criminosas da América do Sul.
A Polícia Federal forneceu às equipes estrangeiras informações cruciais sobre as rotas marítimas, padrões de navegação, métodos logísticos adotados pelos criminosos, e características das embarcações utilizadas no tráfico de drogas.
A Marinha francesa entregou três cidadãos brasileiros às autoridades brasileiras no Porto de Mucuripe, em Fortaleza. Os tripulantes já foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login