Mundo
Grande apreensão de cocaína em alto mar pela polícia internacional
Polícia Federal e agências de segurança do Reino Unido e dos Estados Unidos uniram esforços em uma ação internacional que resultou na apreensão de 1,3 toneladas de cocaína no oceano. A operação contou com o suporte de uma fragata da Marinha francesa.
A apreensão aconteceu no domingo (1º), em uma área marítima distante da costa do Brasil.
Agências como a National Crime Agency (NCA) do Reino Unido e a Drug Enforcement Administration (DEA) dos EUA estiveram envolvidas, reforçando a cooperação global no combate ao tráfico internacional de drogas.
Segundo a Embaixada da França no Brasil, a fragata francesa confiscou ao todo 1.375 kg da substância ilícita. O valor estimado da mercadoria é de aproximadamente 41 milhões de euros, o que corresponde a cerca de R$ 253 milhões, segundo a cotação do dia.
Em comunicado, a Polícia Federal explicou que a ação marítima foi realizada após informações obtidas em janeiro de 2026 indicarem o uso de rotas oceânicas por organizações criminosas sul-americanas para o transporte ilegal.
A PF compartilhou detalhes com as equipes internacionais sobre rotas marítimas, modos de navegação, logística dos grupos criminosos e o perfil das embarcações usadas no tráfico.
A tripulação de três brasileiros foi entregue pela Marinha francesa às autoridades brasileiras no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, onde passaram para a custódia da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login