Mundo
Grande eclipse trará até 6 minutos de escuridão
Ainda não chegamos a 2026, mas quem já gosta de se programar pode anotar uma data importante para 2027. Nesse ano, um eclipse solar total deverá dejar uma parte da Terra coberta pela escuridão por até 6 minutos e 22 segundos. De acordo com a Agência Espacial Americana, a NASA, esse fenômeno está marcado para o dia 2 de agosto e acontecerá ao longo de uma faixa com cerca de 257 quilômetros de largura.
Conhecido como o “Grande Eclipse”, este será o de maior duração em terra desde 1991, e eventos semelhantes não são esperados até 2114, segundo o site especializado em astronomia Space.
O caminho do eclipse total percorrerá regiões da África, Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Ocidental, passando por países como Marrocos, Espanha, Argélia, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Iêmen e Somália.
Nas áreas fora dessa faixa, o fenômeno será visto parcialmente, com apenas parte do Sol encoberta pela Lua. O ponto onde a escuridão atingirá seu máximo será no Egito, onde a totalidade durará os 6 minutos e 22 segundos completos.
A sombra projetada sobre a Terra se moverá por cerca de 3 horas e 20 minutos, começando às 8h26 e terminando às 11h48 no horário de Brasília.
Alguns fatores contribuem para a longa duração deste eclipse. Um deles é que a Terra estará em seu afélio, que é o ponto mais distante do Sol na órbita terrestre, fazendo o Sol parecer um pouco menor no céu.
Simultaneamente, a Lua estará em seu perigeu, ou seja, mais próxima da Terra. Além disso, a sombra cruzará regiões próximas à linha do Equador, onde a velocidade aparente da sombra é relativamente menor.
Entendendo o fenômeno
Um eclipse solar total ocorre quando a Lua fica exatamente entre a Terra e o Sol, bloqueando totalmente a luz solar em uma área específica do planeta. Isso cria uma faixa chamada de zona de totalidade, onde durante alguns minutos o dia se torna noite.
Para uma boa visualização do eclipse total, condições atmosféricas favoráveis, como céu claro, serão muito importantes segundo a NASA.
Previsões para 2026
Quanto a 2026, um eclipse solar anular acontecerá em 17 de fevereiro, apresentando o chamado “anel de fogo” e será visível parcialmente no Brasil, atingindo partes do Oceano Pacífico e Antártida.
Outro evento previsto será em 12 de agosto, passando pelo Ártico, Groenlândia, Islândia, Oceano Atlântico, Portugal e o norte da Espanha, movimentando o turismo nessas regiões.
Eclipses lunares também ocorrem em 2026: um total em 3 de março, visível em várias partes do Brasil, chamado de “Lua de Sangue”, e um parcial em 28 de agosto, também visível em várias regiões brasileiras.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login