Conecte Conosco

Mundo

Grande grupo participa da Marcha do Orgulho na Hungria, apesar da proibição

Publicado

em

Milhares de indivíduos se reuniram, neste sábado (4), na cidade de Pécs, no sul da Hungria, mesmo com a proibição das autoridades à realização da Marcha do Orgulho.

A passeata, que contou com cerca de 7.000 a 8.000 pessoas segundo a contagem de jornalistas da AFP, começou no início da tarde no centro desta importante cidade universitária, sob um céu claro e acompanhada por música animada.

Bence Toth, um estudante de 18 anos, declarou à AFP: “Estou presente hoje porque, infelizmente, esta manifestação não é apenas sobre a comunidade LGBTQIA+, mas também sobre a restrição dos nossos direitos humanos básicos”. Ele acredita que a proibição do evento aumentou a participação.

Edit Sinko, professora e psicóloga de 58 anos, afirmou: “Estamos aqui para defender nossas liberdades essenciais. Embora eu não faça parte da comunidade LGBTQIA+ nem de suas organizações, muitos dos meus alunos e amigos fazem, e não compreendo por que deveriam ser proibidos”.

Os organizadores contornaram a proibição ao anunciar “uma concentração contra a superpopulação de animais selvagens, que causam e sofrem muitos acidentes de trânsito”, segundo explicou à AFP o advogado e ativista dos direitos humanos Peter Heindl. O trajeto foi o mesmo planejado para a Marcha do Orgulho.

O evento Pécs Pride foi vetado pela polícia em 6 de setembro e pelo Supremo Tribunal em 15 de setembro. A prefeitura de Pécs informou que os participantes poderiam receber multas.

Em junho, mais de 200.000 pessoas participaram da Marcha do Orgulho em Budapeste, também desafiando a proibição policial.

Em março, o governo ultraconservador liderado por Viktor Orban aprovou uma lei que impede tais manifestações sob a justificativa de “proteção da infância”, como parte de sua política de restrição dos direitos das minorias sexuais e de gênero.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados