Mundo
Grande manifestação em apoio à Palestina reúne milhares em Copenhague

Mais de 10 mil pessoas se reuniram neste domingo (24) em Copenhague para clamar pelo término do conflito na Faixa de Gaza e para que a Dinamarca reconheça oficialmente o Estado palestino.
Mais de 100 organizações, incluindo Oxfam, Greenpeace e Anistia Internacional, participaram da manifestação, junto com sindicatos, partidos políticos, grupos de artistas e ativistas, como a sueca Greta Thunberg.
A polícia não divulgou números oficiais sobre a quantidade de participantes, mas os organizadores esperavam aproximadamente 20 mil pessoas.
Os manifestantes, concentrados em frente ao Parlamento dinamarquês, entoavam slogans como “Chega de venda de armas!”, “Libertem a Palestina!” e “Dinamarca, diga não ao genocídio!”.
A Dinamarca, tradicional aliada de Israel, afirmou que pretende usar sua presidência no Conselho da União Europeia no segundo semestre para intensificar a pressão sobre o governo israelense para encerrar o conflito. Contudo, destacou que não pretende reconhecer o Estado palestino em breve, diferentemente do que as vozes na manifestação exigem.
Marcus Christiansen, de 24 anos, espera que o protesto “incentive o governo dinamarquês a adotar as mesmas decisões que outros países europeus já tomaram”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login