Economia
Greve dos petroleiros atinge 28 plataformas offshore no 4º dia, diz FUP
A Federação Única dos Petroleiros (FUP), responsável por coordenar a greve nacional da categoria desde a meia-noite da segunda-feira (15), informou que 28 plataformas na Bacia de Campos estão paralisadas, com 100% de adesão dos trabalhadores. A Petrobras não se pronunciou sobre essa informação quando questionada.
Essa paralisação abrange, no total, 28 plataformas offshore, 9 refinarias, 13 unidades da Transpetro, 4 termelétricas e 2 usinas de biodiesel, além das operações terrestres na Bahia, da Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB), da Estação de Compressão de Paulínia (TBG) e da sede administrativa da Petrobras em Natal (RN).
A estatal declarou que desde segunda-feira vêm ocorrendo manifestações em suas instalações, sem detalhar quais, e que equipes de contingência foram acionadas onde houve necessidade.
Até agora, não há impacto na produção. As equipes da Petrobras estão mobilizadas e preparadas para manter as operações sem afetar a produção e o fornecimento ao mercado.
Bacia de Campos
Historicamente, a Bacia de Campos foi a principal região produtora de petróleo do Brasil. Apesar da queda na produção, a Petrobras mantém projetos para revitalizar esses campos maduros.
Além disso, recentemente, a empresa adquiriu dois blocos na área durante o 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), adicionando quase 2,3 mil km² ao seu portfólio exploratório.
No mesmo período, ao divulgar os resultados do terceiro trimestre, a Petrobras informou que sete novos poços entraram em operação na Bacia de Campos.
Negociações
A FUP afirma que a greve continuará por tempo indeterminado devido à falta de progresso nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A Petrobras apresentou uma proposta no dia 9, que não foi aceita pelos trabalhadores.
A companhia não confirmou se houve novas propostas desde então, mas reiterou que permanece aberta ao diálogo com as organizações sindicais.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login