Conecte Conosco

Economia

Gripe aviária confirmada em ave silvestre em São Paulo; casos no país chegam a 177

Publicado

em

O Ministério da Agricultura confirmou um novo surto de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade) em aves silvestres no estado de São Paulo. O foco foi identificado em aves da espécie irerê (Dendrocygna viduata), com detecção realizada na última sexta-feira (4).

É importante destacar que esses casos em aves silvestres e em criações de subsistência não acarretam restrições ao comércio internacional dos produtos avícolas brasileiros, mantendo-se o status do Brasil como país livre da gripe aviária, conforme as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Segundo comunicado da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foram encontrados três irerês no Parque do Ibirapuera, que não são aves residentes da área. Medidas para conter a disseminação da doença foram implementadas no local.

O Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa) e a equipe da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura Municipal realizam vistorias diárias no local. Até o momento, não foram observados sinais clínicos da doença nas aves e, por isso, não haverá sacrifício sanitário no local.

Até agora, o Brasil contabiliza 171 casos da gripe aviária em animais silvestres (167 aves e 4 leões-marinhos), além de cinco focos em criações domésticas de subsistência e um foco em uma produção comercial, totalizando 177 casos no país. Apenas um surto comercial foi confirmado, ocorrido em uma granja na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, já controlado. Essas informações são atualizadas na plataforma de monitoramento da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados