Economia
Grupos pedem que Apple e Google retirem X e Grok das lojas
Uma união formada por 28 grupos que defendem os direitos das mulheres, ativistas de causas progressistas e entidades que monitoram o setor tecnológico está exigindo que a Alphabet (dona do Google) e a Apple removam a rede social X e seu chatbot Grok das lojas de aplicativos.
Em cartas abertas enviadas nesta quarta-feira, a coalizão acusou as plataformas associadas a Elon Musk de gerar conteúdo ilegal que violaria os termos de serviço das duas gigantes da tecnologia.
Com o apoio de organizações como UltraViolet, National Organization for Women, MoveOn e ParentsTogether Action, o grupo quer pressionar Musk, cuja inteligência artificial da rede social X, Grok, sofre acusações de criar material sexualmente explícito, degradante ou violento envolvendo mulheres e crianças.
“As organizações abaixo pedem que o Google aja rápido para banir o Grok, um grande modelo de linguagem (LLM) feito pela xAI, da Google Play. O Grok vem sendo usado para gerar muitas imagens íntimas feitas sem consentimento, incluindo abuso sexual infantil, o que é crime e vai contra as regras de conteúdo restrito da Google Play.
Como o Grok está disponível no aplicativo Grok e integrado ao X, pedimos que o Google remova ambos imediatamente.
Segundo uma investigação recente da pesquisadora de deepfakes Genevieve Oh, a conta @Grok no X publicou cerca de 6.700 imagens por hora identificadas como sexualmente sugestivas ou nuas, num período de 24 horas.
Em comparação, os outros cinco sites principais para criação e acesso a imagens não consensuais tiveram, juntos, uma média de 79 imagens por hora no mesmo período. Genevieve Oh também calculou que 85% das imagens do Grok são sexualizadas.
Até agora, nem o X nem sua empresa-mãe, a xAI, responderam às comunicações, e o Grok qualificou as acusações como “mentiras da mídia tradicional”. Autoridades na Europa e Reino Unido já começaram a investigar as plataformas devido ao surgimento de imagens sugestivas envolvendo mulheres e menores de idade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login