Notícias Recentes
GSI reinstala grades no Planalto antes de protesto de Nikolas
Gabinete de Segurança Institucional (GSI) voltou a colocar grades protetoras ao redor do Palácio do Planalto neste sábado para garantir a segurança durante a caminhada de protesto organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O protesto é contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos envolvidos nos acontecimentos de 8 de Janeiro, e já dura seis dias.
A caminhada de aproximadamente 240 km saiu do interior de Minas Gerais e tem previsão de término em Brasília neste fim de semana.
O GSI esclareceu, em comunicado, que a instalação das grades faz parte dos procedimentos de segurança do Palácio do Planalto: “Devido à possibilidade de manifestações próximas ao local da presidência, as grades são colocadas como reforço conforme os protocolos de segurança.”
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem emitido alertas, preocupada com os riscos causados pela aglomeração durante o trajeto, além de reclamações sobre ferimentos entre os participantes. A PRF confirmou o envio de um comunicado ao deputado, ressaltando a necessidade de medidas para reduzir os riscos à segurança, destacando a responsabilidade de Nikolas Ferreira como organizador do evento.
Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o governo do Distrito Federal retirasse os acampamentos próximos ao Complexo Penitenciário da Papuda. Em 15 de janeiro, Jair Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão de Polícia Militar, prédio ao lado do complexo, conhecido como “Papudinha”.
A decisão do ministro foi baseada em um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após um grupo de apoiadores montar tendas no local exibindo faixas que pediam anistia para o ex-presidente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login