Mundo
Guiana intensifica segurança em área disputada com Venezuela durante eleições
A Guiana planeja aumentar as medidas de segurança na região do Essequibo, conhecida por suas riquezas em petróleo e minerais e alvo de disputas com a Venezuela, durante as eleições presidenciais e legislativas marcadas para 1º de setembro, anunciou nesta segunda-feira (18) um representante da comissão eleitoral.
“Recebemos a garantia de que haverá segurança, embora os planos ainda não estejam finalizados”, afirmou o vice-diretor de eleições da Comissão Eleitoral da Guiana, Aneal Giddings, em entrevista coletiva.
Durante encontros preparatórios, a polícia e as forças de defesa expressaram suas preocupações relativas à segurança, acrescentou Giddings.
O presidente Irfaan Ali, que adota uma postura firme em relação à questão do Essequibo diante de Caracas, é considerado o favorito nas eleições presidenciais.
Georgetown afirma que a Venezuela pretende anexar dois terços do território guianense e sustenta que a delimitação das fronteiras, definida na época colonial britânica e ratificada em 1899 por um Tribunal Arbitral em Paris, deve ser respeitada. A Guiana requer que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) confirme essa delimitação.
Por outro lado, a Venezuela alega que um acordo assinado em 1966, antes da independência da Guiana, orienta a busca por uma solução negociada fora da esfera da CIJ, defendendo que o rio Essequibo deve ser considerado a fronteira natural, conforme era em 1777, na era da colonização espanhola.
A disputa pelo Essequibo ganhou nova intensidade após a descoberta, em 2015, de vastas reservas petrolíferas pela empresa americana ExxonMobil.
A Guiana detém as maiores reservas de petróleo per capita do planeta e espera que esta riqueza contribua para reduzir a pobreza que afeta boa parte de sua população.
Segundo dados divulgados hoje pela comissão eleitoral, cerca de 757.690 eleitores, de uma população estimada em aproximadamente 850 mil pessoas, estão aptos a votar em 2.790 locais de votação espalhados pelo país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login