Conecte Conosco

Economia

Haddad afirma que juros Selic precisam baixar apesar de pressão contrária

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta terça-feira, 4, que mesmo com a resistência dos bancos para não reduzir os juros, a taxa Selic terá que ser diminuída.

“Não é sustentável manter uma taxa real de juros em 10%. Com a inflação acima de 4,5%, como justificar um juro básico (Selic) em 15%?”, comentou durante evento da Bloomberg Green sobre COP-30, em São Paulo.

Haddad ressaltou que a situação econômica do Brasil está melhor do que muitos analistas liberais acreditam, conforme indicam os indicadores.

“Economia é feita de indicadores, e eles parecem não observar estes dados”, pontuou, destacando que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai entregar o menor índice de inflação e desemprego da história brasileira, além do maior crescimento desde 2010, ano em que Lula deixou a presidência.

O ministro afirmou que a inflação está em queda e se aproximando da meta estabelecida, mas percebe a atuação do mercado financeiro contrária a essa tendência. Ele também mencionou que o governo pode concluir 2026 com indicadores econômicos ainda melhores.

Reforma da renda

Haddad destacou a importância de votar em breve uma nova fase da reforma da renda no País, visando reduzir a desigualdade, fator que, segundo ele, limita o crescimento econômico.

“Não há crescimento com tamanha desigualdade”, afirmou, reforçando que o governo deve entregar o menor índice de Gini da história recente.

Além disso, ressaltou que o presidente Lula tem grande sensibilidade social, rejeitando déficit habitacional e o avanço do desmatamento.

Ambiente de negócios

O ministro observou que o Brasil avançou muito nos últimos três anos para criar um ambiente de negócios mais atrativo, reflexo que já é visto nos investimentos.

Segundo ele, nunca foram realizados tantos leilões de rodovias, infraestrutura em geral, e na bolsa B3 como nos últimos três anos.

“O Ministério dos Transportes deve dobrar a média dos quatro anos anteriores em operações comerciais”, afirmou, destacando que os leilões brasileiros são extremamente competitivos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados