Economia
Haddad alerta: EUA podem não responder até agosto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta segunda-feira, 21, que está adotando medidas para enfrentar o impacto da tarifa de 50% aplicada sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, que deve entrar em vigor em até 10 dias. “É possível, sim, chegarmos em agosto sem resposta dos EUA”, afirmou em entrevista à Rádio CBN.
O chefe da Fazenda comentou ainda que o governo está analisando várias possibilidades. “O Brasil não vai desistir das negociações, essa é a orientação do presidente Lula“, explicou o ministro.
Ao anunciar a tarifa extra de 50% sobre qualquer produto do Brasil, Donald Trump utilizou razões políticas, especialmente o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil, para justificar a medida.
Haddad acredita que segmentos da extrema direita nacional estão agindo contra os interesses do país, posicionamento apoiado pelo governo. “Existe um grupo familiar específico no Brasil que está competindo contra os objetivos nacionais”, destacou.
O governo brasileiro enviou uma nova carta aos Estados Unidos para retomar as negociações e, conforme o ministro, continuará insistindo na remoção das tarifas, pois não há justificativa para elas. A operação da Polícia Federal envolvendo Bolsonaro foi conduzida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o que causou repercussão política nos EUA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login