Conecte Conosco

Economia

Haddad diz que escala 6×1 não afeta finanças, mas tarifa zero sim

Publicado

em

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou nesta sexta-feira (6) que as promessas de campanha devem ser cumpridas de maneira responsável e sustentável. Ele destacou projetos aprovados, como o aumento da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil.

“(Escutei): ‘Haddad é uma promessa, tem de fazer e ponto’. Eu entendo, companheiro. Não disse que não farei, mas peço tempo para executar corretamente (…) Meu objetivo é criar algo sustentável. Solicito tempo para fazer bem feito”, declarou o ministro em Salvador (BA), durante evento dos 46 anos do PT.

Em tom eleitoral, Haddad garantiu que o grupo cumprirá a promessa de campanha de forma adequada, mas ainda avalia como lidar com a tarifa zero para transporte público antes de incluir no plano de governo.

“A escala 6×1 não compromete as finanças. Já as tarifas zero, sim. Preciso estruturar um programa consistente. Sem essa consistência, teríamos que voltar atrás. Se for algo viável e sustentável, como financiar transporte público sem tarifa?”, questionou o ministro.

Ele prosseguiu: “Há possibilidades? Sim. Temos que pensar nisso. Não é simples abrir mão da tarifa para custear um serviço público, mas estamos avaliando cenários para o presidente decidir incluir ou não essa proposta no plano de governo.”

Haddad também afirmou que as ações da Fazenda não favorecem grupos específicos, mas visam a construir indicadores econômicos sustentáveis.

Compromisso com a reorganização das contas públicas

O ministro destacou que sempre apoiou a reorganização das finanças públicas. “Esteja eu aqui ou na Faria Lima, minha posição é a mesma para manter credibilidade. Apoio desde o início do governo a reconstrução das contas públicas.”

Críticas à política econômica do governo anterior

Haddad criticou a gestão econômica do governo Jair Bolsonaro (PL) e disse que o Brasil vive uma situação atípica de poder devido às medidas adotadas pelos adversários.

“Não estamos passando por uma transição comum de poder com mudanças alinhadas a uma visão de progresso social e combate às desigualdades”, afirmou o ministro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados