Economia
Haddad diz que reformas vão impulsionar crescimento do PIB

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 29, que as recentes reformas aprovadas pelo governo estão criando um ambiente favorável que permitirá o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) potencial do Brasil. Segundo Haddad, a estratégia adotada pela administração atual foi realizar um ajuste fiscal gradual, porém consistente.
Ele ressaltou que nos últimos três anos houve um esforço significativo para recuperar a base fiscal do governo, o que exigiu enfrentar interesses particulares difíceis de superar.
“É muito desgastante, você sabe que enfrentar interesses particularistas no Brasil é muito mais difícil do que enfrentar interesses gerais”, disse Haddad, durante um painel do evento do Itaú BBA em São Paulo, mediado pelo economista-chefe do banco, Mario Mesquita.
Haddad destacou que atualmente há uma maior harmonia entre receitas e despesas no orçamento federal.
“Conseguimos um equilíbrio fiscal com a receita líquida em torno de 19% do PIB, enquanto recebi o orçamento com 17% do PIB”, lembrou, explicando que isso ocorreu após a redução de alguns benefícios tributários.
“Optamos por um caminho mais difícil, buscando justiça fiscal e fazendo com que quem não pagava, passe a pagar”, afirmou.
Dessa maneira, Haddad acredita que o próximo governo herdará uma situação fiscal mais saudável do que a que recebeu sua administração. “Podemos crescer na média mundial, assim como aconteceu nos dois primeiros mandatos do presidente Lula.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login