Economia
Haddad diz que relação com EUA está melhorando após início difícil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 24, que a relação entre o Brasil e os Estados Unidos teve um começo conturbado, mas está em processo de melhora.
Foi dada a primeira indicação concreta de um possível encontro entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente americano, Donald Trump.
Durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Haddad ressaltou que o governo adotou uma postura de não fazer distinções por oposição política, focando nas causas em vez de partidos.
O ministro garantiu que sua equipe está disponível para dialogar com qualquer parlamentar e destacou que o principal objetivo é reduzir as falhas no trabalho.
“Ninguém precisa pedir autorização para dialogar conosco”, declarou. “Nada é perfeito, mas estamos buscando melhorar continuamente”, completou Haddad.
Ele explicou que a Fazenda tem o papel de equilibrar interesses divergentes dentro do Orçamento federal estabelecido pelo Congresso, que tem a palavra final. O objetivo é apenas seguir as regras fiscais definidas pelo Legislativo.
Haddad também destacou que os produtos brasileiros têm boa aceitação no mercado internacional e que o país tem alcançado recordes em produção e exportação.
A safra 2024/25, encerrada recentemente, bateu o recorde histórico de 350,2 milhões de toneladas de grãos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Além disso, as exportações do agronegócio cresceram 5,1% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, totalizando US$ 13,489 bilhões, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login