Economia
Haddad nega conhecer Vorcaro e acusa grupo do banqueiro de financiar Bolsonaro e Tarcísio
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que o “boato” sobre problemas no Banco Master já circulava desde 2024, mas não havia evidências de crime ou fraude, parecia apenas um “negócio mal planejado, que parecia destinado ao fracasso”.
Em entrevista ao portal Metrópoles, Haddad afirmou que “essas pessoas são muito persuasivas”. “Havia muitos rumores de que as coisas não estavam funcionando bem, mas tudo era um ‘disse-me-disse'”, completou.
Quando questionado se teria informado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recebeu o banqueiro Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto em 2024, Haddad respondeu:
“Eu não conheço essa pessoa (Vorcaro). Até recentemente, eu não saberia se ele estava no local, porque não tinha visto sequer uma foto dele. Não conheço essa pessoa, nem ele, nem nenhum membro da família, nem primo, nada.”
Haddad afirmou que não recebeu Vorcaro. “Quis me resguardar, mas não tinha motivos para recusá-lo. Me encontro com muitos empresários”, explicou.
O ministro também disse que “esse grupo, essa família” foi o maior financiador das campanhas políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O cunhado de Vorcaro, Fabianol Vettel, foi a maior doadora pessoa física nas campanhas de 2022 de Bolsonaro e Tarcísio.
Segundo Haddad, o apoio financeiro da família Vorcaro às campanhas é relevante porque pode direcionar as investigações, mas ressaltou que as apurações sobre conexões entre pessoas e o Banco Master ou Vorcaro precisam ser feitas de forma rigorosa.
O chefe da Fazenda defendeu que a Polícia Federal (PF) investigue “os envolvidos” na instituição financeira. “Não sei até onde as investigações chegarão, nem quem será responsabilizado, mas o importante é que a polícia tenha liberdade para executar seu trabalho, sem interferências políticas, sem perseguições, e sem associar automaticamente ações a partidos políticos – há pessoas decentes no PL, e também outros que não são, o mesmo vale para todos os partidos.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login