Conecte Conosco

Notícias Recentes

Haddad propõe valorizar extração de terras raras no Brasil

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a necessidade de os três Poderes adotarem uma visão estratégica sobre o manejo dos minerais críticos presentes nas terras raras brasileiras. Segundo ele, o padrão atual do país é exportar commodities, mas as terras raras são uma exceção relevante, pois sua concentração é limitada a poucos países, como Brasil e China. Por essa razão, há grande interesse sobre o controle desse recurso no território nacional.

Haddad ressaltou a importância de encontrar formas de agregar valor ao minério. Durante sua participação na Comissão Mista que avalia a Medida Provisória (MP) alternativa ao IOF, ele pontuou que o governo brasileiro chegou a discutir com os Estados Unidos, na gestão do ex-presidente Joe Biden, a criação de parcerias para a produção de baterias e a transferência de tecnologia, visando o desenvolvimento local.

O ministro espera que acordos similares possam ser feitos com a Europa, China e os Estados Unidos, com o intuito de cooperar tecnologicamente e incrementar o valor agregado no Brasil. Ele enfatizou que o país não deve se limitar a ser um simples exportador de commodities e alertou para a urgência desse debate.

Projeto de renúncia fiscal

Haddad também comentou sobre o projeto em análise na Câmara dos Deputados que trata da renúncia fiscal e dos critérios para concessão de benefícios tributários. Segundo ele, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) tem buscado diálogo com a equipe econômica para alinhar o texto junto ao governo. Há conversas em andamento para tentar alcançar um consenso sobre o tema.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados