Conecte Conosco

Economia

Haddad volta a Brasília nesta segunda (10) para negociar MP da compensação

Publicado

em

Medida entregue ao Congresso teve forte reação negativa de parlamentares e setores da economia

Após a semana de viagem oficial à Roma, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, volta a Brasília nesta segunda-feira (10) e tem a missão de apaziguar os ânimos do Legislativo quanto a medida provisória (MP) 1227/24, da compensação à desoneração da folha de pagamento e redução da alíquota previdenciária de municípios.

Enquanto estava no exterior, a equipe econômica apresentou a medida que consiste em limitar créditos tributários de PIS/Cofins e vedar o ressarcimento em dinheiro aos créditos presumidos destes tributos das empresas.

Isso daria margem de R$ 29,2 bilhões aos cofres públicos, segundo proposta entregue ao Congresso Nacional na última terça-feira (4).

O texto, porém, enfrenta forte resistência de parlamentares e diversos segmentos da economia. No Congresso, há deputados e senadores dando como certa a devolução da MP ao Executivo Federal.

Na sexta-feira (7), Haddad disse que o texto foi “mal interpretado” e que a resistência à medida foi fruto do “calor de momento”.

“Às vezes a pessoa nem leu a MP e já tá tirando conclusões sobre isso. Tem um corpo técnico na Receita para explicar os números. É natural esse tipo de coisa, um setor ou outro vai reclamar, ninguém que tem um privilégio quer abrir mão dele. É natural, mas temos que levar em conta o país”, disse a jornalistas em São Paulo.

Mesmo assim, Haddad disse que está confiante que vai conseguir negociar com o Congresso. Ele lembrou que “nenhuma medida” apresentada por eles “voltou” e que é preciso “ter calma”, “conversar e construir junto” uma proposta com o Congresso.

Nesta semana, Haddad deve se reunir com representantes de diversos setores e líderes do parlamento. O ministro vai correr contra o tempo para convencer mais uma vez os deputados e senadores sobre uma proposta do governo sem que eles mandem de volta a MP.

Primeira reunião com presidente da Petrobras

Nesta segunda, Haddad também tem um encontro marcado com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. É a primeira reunião do ministro da Fazenda com a chefe da estatal após a posse dela, no mês passado. O secretário-executivo da pasta, Dario Durigan, também participa.

Ainda não há uma pré-pauta definida, mas os dois devem conversar sobre mudanças na diretoria da estatal, em que um dos secretários de Haddad, Rafael Dubeux, está prestes a assumir uma das cadeiras.

Outros assuntos relacionados a distribuição de dividendos e retomada de investimentos também podem ser abordados.

A executiva foi indicada ao cargo após a demissão do ex-CEO, Jean Paul Prates, em maio. Ele estava à frente da estatal desde janeiro de 2023, no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

CNN Brasil

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados