Conecte Conosco

Mundo

Hamas aceita transferir governo de Gaza

Publicado

em

O movimento islamita palestino Hamas comunicou à AFP nesta quarta-feira (28) que está disposto a passar o governo de Gaza para um comitê técnico palestino, mas demanda a reabertura do ponto de passagem de Rafah.

O Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG), formado por 15 especialistas palestinos, foi criado dentro de um acordo de cessar-fogo patrocinado pelos Estados Unidos, vigente desde 10 de outubro.

Este grupo é responsável por administrar Gaza após a guerra e atuará sob a direção do “Conselho de Paz”, liderado pelo presidente americano, Donald Trump.

Hazem Qassem, porta-voz do Hamas em Gaza, afirmou que ações concretas já foram tomadas localmente.

Segundo ele, todos os ministérios, agências e estruturas, incluindo segurança, estão preparados para entregar documentos e funções ao comitê de administração.

Os protocolos estão prontos, arquivos completos e comitês foram formados para garantir que a transição da governança na Faixa de Gaza seja total para o comitê técnico.

O comitê, liderado pelo ex-vice-ministro da Autoridade Palestina Ali Shaath, deve entrar em Gaza assim que a passagem de Rafah for aberta, na fronteira com o Egito.

O porta-voz do Hamas destaca que a passagem precisa ser liberada completamente para entrada e saída dos palestinos, sem restrições por parte de Israel.

A passagem está fechada desde que as forças israelenses a assumiram em maio de 2024, com uma breve reabertura no início de 2025.

O mais importante, segundo Hazem Qassem, é garantir que o comitê administre o trânsito de cidadãos com total liberdade sob o acordo, e sem condições impostas por Israel.

Israel concordou com uma reabertura limitada depois de receber os restos mortais do último refém capturado em 7 de outubro de 2023, cujo corpo foi encontrado na segunda-feira.

O acordo para encerrar o conflito iniciado pelo violento ataque do Hamas em Israel nesta data também prevê o desarmamento do grupo e a retirada das tropas israelenses de Gaza.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados