Mundo
Hamas avalia propostas de cessar-fogo após pedido de Trump

O grupo islâmico Hamas informou, nesta quarta-feira (2), que está analisando propostas para um cessar-fogo em Gaza encaminhadas por mediadores, após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que Israel apoiava uma trégua de 60 dias no território palestino.
A guerra, já com quase 21 meses, causou uma crise humanitária grave para mais de dois milhões de pessoas na região, onde Israel intensificou suas operações militares recentemente.
A Defesa Civil informou que os bombardeios israelenses causaram a morte de 33 pessoas apenas nesta quarta-feira.
O porta-voz da agência, Mahmud Basal, relatou que sete pessoas morreram em um ataque a um apartamento na Cidade de Gaza, incluindo o diretor do hospital indonésio – uma unidade privada no norte da região – Marwan al-Sultan.
Na terça-feira, Trump solicitou ao Hamas que aceitasse um cessar-fogo de 60 dias, garantindo que Israel havia concordado com o acordo.
O movimento islâmico declarou que está realizando consultas internas para debater as propostas transmitidas pelos mediadores, buscando um entendimento que leve ao fim da violência, à retirada de Israel de Gaza e à ajuda urgente para a população local.
Sem mencionar diretamente o presidente americano, o ministro israelense das Relações Exteriores, Gideon Saar, pediu que se aproveite a chance para libertar os reféns mantidos em Gaza.
Dos 251 reféns capturados durante os ataques do Hamas contra Israel em outubro de 2023, 49 continuam em cativeiro, e acredita-se que 27 tenham morrido, conforme informações do Exército israelense.
A imprensa de Israel destaca que os dois principais ministros extremistas do gabinete de Benjamin Netanyahu – Bezalel Smotrich (Economia) e Itamar Ben Gvir (Segurança Nacional) – manifestaram sua oposição a uma trégua com o Hamas, o que poderia comprometer a maioria legislativa do governo.
Trump reafirmou que Israel concordou com as condições para o cessar-fogo de 60 dias, durante o qual todas as partes trabalharão para encerrar a guerra.
O presidente americano escreveu em sua plataforma Truth Social: “Israel está de acordo com os termos para realizar um cessar-fogo de 60 dias, tempo em que nos empenharemos junto a todos para pôr fim ao conflito”.
Ele finalizou expressando a esperança de que o Hamas aceite o acordo para evitar que a situação piore ainda mais na região do Oriente Médio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login