Mundo
Holanda enviará veículos táticos para ajudar vítimas na Ucrânia
A Rheinmetall, empresa alemã especializada em sistemas para defesa, informou que o Ministério da Defesa da Holanda comprou 20 veículos Ermine para enviar à Ucrânia. Estes veículos serão usados para melhorar a capacidade de retirar feridos da linha de frente.
A entrega dos veículos está prevista para 2026, resultado de uma parceria com empresas holandesas como DEMCON Defense & Security Systems BV e Abiom Communication Systems (ACS) BV. Essa colaboração visa aprimorar as habilidades das forças armadas da Holanda e da Ucrânia.
O Ermine é uma nova geração de veículo tático, que combina mobilidade com uma fonte de energia móvel (microrrede). Ele é versátil, atuando como um multiplicador de força e existe em três versões: UGV, buggy side-by-side e quadriciclo.
Segundo a Rheinmetall, o sistema de transmissão do Ermine é híbrido diesel-elétrico, proporcionando máxima adaptabilidade e agilidade. Ele pode transportar até uma tonelada de carga com uma autonomia superior a 1.000 km, dependendo da configuração.
Além disso, o Ermine é facilmente transportado por helicópteros de carga, como os modelos CH-47 e CH-53, que podem levar até quatro unidades simultaneamente.
Coen van Leeuwen, CEO da Rheinmetall Defence Nederland BV, destacou que este contrato é um marco importante para o Ermine, apoiando as forças ucranianas e impulsionando a indústria de defesa holandesa. Ele afirmou ainda que o Ermine representa uma solução inovadora para os desafios do campo de batalha moderno.
O acordo foi firmado durante a cúpula da OTAN em Haia no dia 25 de março. Este envio integra um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, que inclui radares para drones, veículos para linha de frente e um investimento de 80 milhões de euros em drones, conforme reportado pelo jornal Kyiv Independent.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login