Mundo
Homem acusado de planejar matar Trump poderá se defender no tribunal

Um homem de 59 anos, acusado de tentar assassinar Donald Trump em seu campo de golfe na Flórida no ano passado, poderá atuar como seu próprio defensor no julgamento, conforme decisão de uma juíza federal nesta quinta-feira (24).
Ryan Routh, que vive no Havaí, será julgado na Flórida em setembro pelos crimes de tentativa de assassinato de um candidato presidencial, agressão a um agente federal e violações relacionadas a armas de fogo.
A juíza Aileen Cannon aceitou o pedido de Routh para se representar no processo, mas determinou que ele também terá um advogado substituto para auxiliá-lo.
A decisão ocorreu um dia depois de os defensores públicos do caso solicitarem sua saída, alegando que a comunicação entre advogado e cliente estava comprometida.
Os advogados nomeados pelo tribunal informaram que Routh se recusou repetidamente a ter encontros com eles.
“Está evidente que o senhor Routh deseja se defender sozinho, e ele possui o direito constitucional para isso”, afirmaram em documento jurídico apresentado à juíza.
A polícia prendeu Routh em 15 de setembro, logo após ele fugir quando agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos o encontraram armado perto do campo de golfe onde o ex-presidente Trump estava jogando.
De acordo com documentos judiciais, meses antes da detenção, o acusado deixou uma caixa contendo várias cartas na residência de uma pessoa não identificada.
Em uma dessas cartas, endereçada ao “Mundo”, ele escreveu: “Esta foi uma tentativa de assassinato contra Donald Trump, mas infelizmente falhei com vocês”.
“Fiz tudo o que estava ao meu alcance e me esforcei ao máximo”, acrescentou. “Agora, cabe a vocês completar o que comecei; e oferecerei 150 mil dólares [R$ 828 mil] a quem conseguir realizar isso”.
Este caso representa a segunda tentativa de assassinato contra Trump, que era candidato à presidência no ano passado.
A primeira tentativa aconteceu em 13 de julho, durante um comício eleitoral em Butler, Pensilvânia, quando um homem armado disparou tiros, matando uma pessoa e ferindo Trump na orelha.
O atirador foi abatido no local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login