Conecte Conosco

Notícias Recentes

Homem é multado por manter aves silvestres em cativeiro

Publicado

em

Um homem foi multado pela Polícia Militar Ambiental por manter aves silvestres em cativeiro no município de Lucélia, interior de São Paulo, na terça-feira (25/11). A polícia foi até a residência, localizada na Vila Rancharia, após denúncia de aves da fauna silvestre em cativeiro.

O morador, um homem de 20 anos, possuía dois pássaros da espécie coleiro-papa-capim em gaiolas. Ele declarou desconhecer que era necessário ter autorização do órgão competente para manter tais aves.

O homem recebeu uma multa de R$ 1 mil e teve as gaiolas apreendidas. Os pássaros, que estavam em estado bravio, foram libertados na natureza.

Além disso, de acordo com a Polícia Ambiental, o morador responderá criminalmente pelo ato.

Pesca proibida em Valparaíso

No mesmo dia, dois homens foram flagrados praticando pesca proibida no Rio Aguapeí, em Valparaíso, também no interior do estado. A pesca é proibida durante o período de piracema, conforme a legislação ambiental vigente.

Os homens foram encontrados em um barranco do rio durante patrulhamento náutico, pescando de forma desembarcada.

Foram apreendidos dois baldes contendo iscas, como tuviras e caranguejos, além de dois peixes da espécie piauçu e quatro varas com molinetes. No total, foram confiscados 7,78 kg de peixes.

A dupla foi multada em R$ 1.155,60 por pescar durante o período proibido, e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil. Os equipamentos de pesca foram apreendidos e o pescado congelado foi doado, no dia seguinte, para uma instituição de caridade em Presidente Prudente.

Importância da piracema

A piracema é o período mais crucial para a reprodução dos peixes, pois é quando eles migram até suas nascentes para desovar.

No estado de São Paulo, a piracema começou em 1º de novembro de 2025 e vai até 28 de fevereiro de 2026. Durante este intervalo, a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas são proibidos.

O descumprimento dessas normas configura crime ambiental.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados