Conecte Conosco

Mundo

Homem nos EUA morre vítima da bactéria da Peste Negra da Idade Média

Publicado

em

Um residente do Condado de Coconino, Arizona, Estados Unidos, faleceu devido à peste pneumônica, causada pela bactéria Yersinia pestis. Esse micro-organismo foi responsável pelas doenças associadas à Grande Peste que dizimou milhões de pessoas durante a Idade Média.

Essa foi a primeira morte registrada desse tipo no condado em cerca de vinte anos, conforme comunicado divulgado na sexta-feira (11) pelas autoridades de saúde. O homem deu entrada recentemente no Centro Médico de Flagstaff e veio a falecer no mesmo dia, segundo nota oficial da Northern Arizona Healthcare, que administra o hospital.

Testes rápidos confirmaram a presença da Yersinia pestis, bactéria que provoca a peste pneumônica, um tipo grave de infecção pulmonar. Detalhes sobre o caso, incluindo a data exata do falecimento, não foram revelados.

O risco de contágio continua baixo, conforme informado pelas autoridades. Casos humanos da doença são raros, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

A peste é mais comum no oeste americano, uma vez que circula naturalmente entre roedores da região, conforme explicado pelo CDC.

A epidemia histórica teve início na Europa em meados do século XIV, provocando a morte de milhões de pessoas. Conhecida como Peste Bubônica ou Peste Negra, essa doença se manifestava com inchaços denominados bubões, característicos da infecção.

Esses bubões surgem nos gânglios linfáticos, principalmente nas axilas, virilha e pescoço, devido à doença causada pela Yersinia pestis, transmitida por pulgas de roedores infectados.

A pandemia começou em um ponto comercial localizado na atual região do Quirguistão e se espalhou pela Eurásia, tornando-se uma das mais devastadoras da história, com estimativa de 25 a 75 milhões de mortos, tendo seu auge na Europa entre 1347 e 1351.

Nos Estados Unidos, o CDC registra em média sete casos anuais de peste humana.

Os sintomas da peste pneumônica incluem febre, dor de cabeça e pneumonia com rápida evolução, acompanhada de falta de ar, dor no peito e tosse. Eles surgem geralmente entre um a oito dias após a exposição.

O tratamento, que deve ser iniciado rapidamente, pode ser eficaz com o uso de antibióticos, conforme recomendado pelo CDC.

O índice de transmissão direta entre pessoas é baixo, tendo o último caso documentado ocorrido em 1924, em Los Angeles, segundo os Institutos Nacionais de Saúde.

A peste é uma das várias doenças endêmicas do sudoeste dos Estados Unidos, junto com vírus como o do Nilo Ocidental, hantavírus e raiva. Neste ano, Betsy Arakawa, esposa do ator Gene Hackman, faleceu em decorrência do hantavírus, provavelmente após contato com roedores contaminados.

(Com agências internacionais)

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados