Notícias Recentes
Homenagem a Arraes e Eduardo na Câmara

Na quarta-feira (6), dia em que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) celebrou seus 78 anos, foi inaugurada a exposição “Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso”, que traz para os corredores da Câmara dos Deputados o legado das lutas de Miguel Arraes e Eduardo Campos. A mostra, aberta ao público, destaca a importância nacional da contribuição desses dois líderes para a política brasileira.
O evento de abertura contou com a presença dos filhos e bisnetos dos homenageados, do presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, do deputado federal e líder do PSB na Câmara, Pedro Campos, além de várias lideranças políticas do parlamento e da cena nacional.
Em seu discurso, o presidente do PSB, João Campos, destacou a relevância da história de Arraes e Eduardo para Pernambuco e para o Brasil.
“Homenagear dois grandes nomes da política brasileira em um momento em que o país necessita valorizar suas boas referências é inspirador. Em minha cidade e no estado, recebo diariamente relatos sobre o impacto de Eduardo e Arraes. Mesmo com o passar dos anos, a memória de quem fez um trabalho sério permanece viva no coração das pessoas. Viva Arraes, viva Eduardo!”, afirmou o prefeito.
O deputado Pedro Campos ressaltou a importância desses nomes como referência especialmente em tempos de desafios à democracia. “Nos momentos difíceis que nossa democracia enfrenta, especialmente os grupos progressistas da esquerda, as lições de Arraes e Eduardo são fundamentais para nos guiar. Defender a democracia, utilizar a política para melhorar a vida de quem mais precisa e construir consensos são legados que nos motivam”, disse ele.
O presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, também elogiou a trajetória dos dois líderes pernambucanos e brasileiros. “Existem homens que permanecem vivos pela inspiração que deixam. Arraes plantou firmeza e Eduardo cultivou coragem. Eles continuam vivos no que inspiram”, afirmou Siqueira.
Sobre a exposição
A mostra utiliza imagens, documentos e registros históricos para celebrar o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos — avô e neto que marcaram gerações com seu comprometimento com a democracia, inclusão social e o desenvolvimento de Pernambuco.
Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, é lembrado pela resistência à ditadura militar e por implementar políticas públicas que beneficiaram os mais pobres, como os programas de Educação Rural e o suporte ao pequeno agricultor.
Eduardo Campos, ex-governador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, continuou o trabalho do avô modernizando a gestão pública e promovendo avanços na saúde, educação e infraestrutura. Ele esteve à frente da implementação de políticas importantes como o Marco Legal, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, além de investimentos em ciência e tecnologia, incluindo as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A exposição pode ser visitada gratuitamente até 15 de agosto, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login