Conecte Conosco

Mundo

Honduras retoma lenta apuração das eleições controversas

Publicado

em

Honduras retomou na segunda-feira, dia 8, a contagem dos votos das eleições realizadas em 30 de novembro, um processo marcado por falhas técnicas que causaram uma lentidão significativa. A disputa presidencial se dá entre dois candidatos de direita, com uma concorrência acirrada.

Nasry Asfura, empresário de 67 anos apoiado pelo então presidente americano Donald Trump, lidera com uma pequena vantagem contra o apresentador de televisão Salvador Nasralla, de 72 anos, do Partido Liberal.

Em terceiro lugar, distante, aparece a candidata do partido governista Libre, Rixi Moncada.

Desde sexta-feira passada, a contagem esteve paralisada, mas na segunda-feira a presidenta do Conselho Nacional Eleitoral, Ana Paola Hall, informou no X que após ações técnicas e auditoria externa os dados começaram a ser atualizados.

A recontagem dos votos segue muito lenta, atingindo quase 90% das atas, gerando grande expectativa e acusações de fraude entre os candidatos.

Ana Paola Hall explicou que os atrasos decorrem de problemas técnicos da empresa colombiana responsável pela apuração. Por outro lado, Nasralla acusa que a contagem está sendo impedida por corruptos.

O partido Libre solicitou a anulação completa das eleições e convocou manifestações, paralisações e protestos, além de pedir que servidores públicos não colaborem com a transição de governo.

Este partido anunciou que realizará a “Assembleia Extraordinária da Dignidade Nacional” no dia 13 de dezembro.

A presidente do país, Xiomara Castro, ainda não comentou sobre essas ações anunciadas por seu partido. A legislação vigente estabelece que o Conselho Nacional Eleitoral tem até 30 de dezembro para declarar o vencedor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados