Centro-Oeste
Horários e serviços no feriado da Consciência Negra
O funcionamento de vários serviços no Distrito Federal sofrerá alterações devido ao feriado da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20/11), e ao ponto facultativo para servidores públicos na sexta (21/11).
Ônibus e metrô
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), na quinta-feira, o transporte público coletivo do DF e os trens da Companhia do Metropolitano (Metrô) circularão gratuitamente conforme o Programa Vai de Graça.
Os ônibus seguirão a grade horária de domingo, com reforço nas áreas onde o comércio estará em atividade, especialmente em shoppings, feiras e mercados.
Na sexta-feira, o transporte público voltará a operar normalmente, com cobrança de tarifa e horários de dias úteis.
No Metrô, o embarque e desembarque em todas as estações serão das 7h às 23h30 na quinta, e das 5h30 às 23h30 na sexta e sábado (22/11).
Por conta das celebrações do Dia da Consciência Negra, a Estação Central terá horário estendido para embarque das 23h30 até as 2h30 entre quinta e sábado.
Escolas públicas
Conforme a Secretaria de Educação, as escolas públicas estarão fechadas na quinta e na sexta, retornando às atividades na segunda-feira (24/11).
Segurança pública
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que todas as delegacias permanecerão abertas, funcionando 24 horas, incluindo as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II), que oferecem atendimento especializado.
Ocorrências em flagrante poderão ser registradas nas delegacias indicadas durante o ponto facultativo.
A Polícia Militar (PMDF) estará em serviço permanente, funcionando de forma ininterrupta durante todo o feriado e ponto facultativo.
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) ressaltou que na quinta-feira a maioria das empresas está liberada para funcionar normalmente, conforme as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) vigentes.
Esse funcionamento abrange os trabalhadores de empresas associadas ao Sindipel-DF e Sindigêneros-DF, que abrangem papelarias, minimercados, floriculturas, açougues e hortifrutis.
Empresas vinculadas ao Sindivarejista-DF, como lojas de rua e shoppings, também podem abrir, ficando a decisão a cargo dos proprietários ou administradores.
Da mesma forma, os estabelecimentos associados ao Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF e Sincofarma-DF, como restaurantes, bares, supermercados, feiras e farmácias, estão autorizados a operar normalmente.
No entanto, os colaboradores ligados ao Sindióptica-DF não terão autorização para trabalhar, conforme as normas da categoria econômica vigente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login