Conecte Conosco

Mundo

HP vai cortar até 6 mil empregos por usar inteligência artificial

Publicado

em

A empresa americana HP comunicou nesta terça-feira (25) que planeja eliminar entre 4 mil e 6 mil vagas até o final de 2028, como parte de um projeto de implantação de inteligência artificial (IA) para aumentar sua eficiência.

Essa redução pode corresponder a cerca de 10% dos aproximadamente 58 mil funcionários da companhia, conforme seu relatório anual.

Empresas do setor tecnológico têm mostrado uma tendência semelhante, investindo em IA enquanto reduzem custos operacionais.

Companhias como Google, Microsoft e Amazon também anunciaram cortes de pessoal nos últimos dois anos para redirecionar recursos a projetos relacionados à IA.

Especialistas indicam que a automação por IA está impactando fundamentalmente funções em atendimento ao cliente, moderação de conteúdo, entrada de dados e tarefas específicas de programação.

A HP informou que sua estratégia com IA visa economizar cerca de 1 bilhão de dólares (aproximadamente 5,38 bilhões de reais) anualmente até o final do ano fiscal de 2028.

A companhia tem buscado modificar seu modelo de negócios diante das mudanças na demanda por computadores e impressoras.

O CEO da HP, Enrique Lores, revelou em entrevista ao Wall Street Journal que pretendem aumentar os preços dos computadores e colaborar com novos fornecedores para compensar os custos elevados da computação via IA.

No último trimestre, a HP alcançou um lucro de 795 milhões de dólares (por volta de 4,3 bilhões de reais), contra 906 milhões de dólares (cerca de 4,9 bilhões de reais) no mesmo período do ano anterior.

A receita subiu 4,2%, atingindo 14,6 bilhões de dólares (aproximadamente 78,8 bilhões de reais), superando as expectativas dos analistas, com as vendas de PCs equilibrando a queda nas vendas de impressoras.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados