Mundo
Humanidade em primeiro lugar, não Marte, diz Sánchez a Musk sobre imigração
Pedro Sánchez, presidente do Governo espanhol, publicou em sua conta no X uma mensagem importante: “Humanidade em primeiro lugar, não Marte”, destacando a necessidade da regularização dos imigrantes na Espanha como prioridade.
O dono do X, Elon Musk, mostrou-se surpreso com uma publicação anterior que chamava a medida do governo, que visa regularizar cerca de 500.000 pessoas, de uma tática para conseguir “eleitores fiéis” e derrotar a extrema direita.
Segundo o usuário Ian Miles Cheong, que tem 1,2 milhão de seguidores no X, a ideia seria legalizar meio milhão de pessoas e acelerar o processo para obtenção da cidadania, que em muitos casos pode levar apenas dois anos, criando assim um grande grupo de eleitores leais à esquerda.
Ao contrário de outros países europeus, Sánchez mantém uma política favorável à imigração.
Na última terça-feira, o governo espanhol anunciou um plano para regularizar meio milhão de imigrantes, principalmente da América Latina, buscando fomentar o crescimento econômico da nação, que chegou a 2,8% em 2025.
Essa decisão gerou críticas da oposição conservadora e extrema direita.
O chefe do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, considerou a iniciativa como “sem sentido”, enquanto o líder do Vox, partido de extrema direita e terceira maior força política do país, Santiago Abascal, acusou Sánchez de facilitar a entrada de imigrantes para substituir os espanhóis. Abascal ainda confundiu o processo de regularização com o de naturalização, este último garante a cidadania e o direito de votar nas eleições gerais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login