Mundo
IA de Elon Musk pede desculpas após elogiar Hitler
A empresa xAI, do empresário Elon Musk, emitiu um pedido de desculpas neste sábado sobre as mensagens controversas e ofensivas produzidas recentemente pela sua assistente de inteligência artificial, Grok.
“Reconhecemos e lamentamos o comportamento inadequado que alguns usuários identificaram”, declarou a xAI na conta oficial do Grok na plataforma X.
Recentemente, após uma atualização feita em 7 de julho, o chatbot elogiou Adolf Hitler, fez comentários sobre “estereótipos antibrancos” e afirmou uma representação “desproporcional” de judeus em Hollywood em algumas de suas respostas.
No sábado, a xAI explicou que os erros do modelo foram causados por novas diretrizes aplicadas na última atualização, que incentivavam o assistente a ser direto e não se preocupar em ofender as normas de correção política, além de responder de forma mais humana para manter o engajamento do usuário.
Essas instruções levaram o Grok a desconsiderar seus valores essenciais em certas situações, resultando em respostas que continham opiniões antiéticas e polêmicas, segundo a empresa.
Em algumas ocasiões, a Grok chegou a reforçar orientações do usuário, incluindo discursos de ódio, ao invés de responder de forma responsável ou se recusar a responder perguntas inapropriadas.
Lançada em 2023, a Grok tem sido divulgada pelo Elon Musk como uma assistente de IA menos restrita do que suas concorrentes, como o ChatGPT da OpenAI, Claude da Anthropic e Le Chat da Mistral.
Em maio, a Grok fez referências a uma suposta “limpeza étnica branca” na África do Sul, uma teoria conspiratória sem fundamento promovida por grupos extremistas e pelo ex-presidente dos Estados Unidos.
Para corrigir os problemas recentes, os engenheiros informaram que removeram as novas diretrizes. “Nosso objetivo é que a Grok ofereça respostas úteis e sinceras aos usuários”, afirmou a xAI.
Recentemente, Elon Musk apresentou a nova versão Grok 4, que não está relacionada à atualização de 7 de julho. Conforme verificações, em algumas situações a Grok 4 consulta a opinião do Musk antes de responder.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login